Quando a visão começa a ficar esbranquiçada, impedindo de viver normalmente é hora de consultar o oftalmologista pode ser catarata.
Essa doença é comum em adultos com mais de 60 anos, mas pode afetar bebês prematuros. A catarata é responsável por 51% de casos de cegueira no mundo, segundo dados da Organizações Unidas.
Sua cirurgia é um procedimento pouco invasivo que não necessita de repouso prolongado ou ficar internado longos dias, mas o cuidado pós operatório faz parte do tratamento.
O cristalino é a lente transparente por trás da pupila, que converge a luz que entra em imagem. Quando ele está adoecido, é necessário trocá-lo por uma lente artificial transparente intraocular.
Antes da cirurgia, o médico mede o olho do paciente para determinar o poder de foco adequado para a lente intraocular. O paciente deve informar quais medicamentos faz uso e o médico receita um colírio antes da cirurgia para reduzir a infecção e o inchaço pós cirurgia.
No dia da cirurgia, o paciente chega em jejum por 6 horas. Ele recebe uma anestesia ocular com um colírio ou injeção, além de um medicamento para ajudar a relaxar. Durante o procedimento o paciente fica acordado, vendo luzes e movimentos durante o procedimento, mas sem saber o que o médico faz.
O médico faz uma pequena incisão no globo ocular e introduz a cânula, um tubo que permite que o equipamento chegue ao cristalino. A sonda de ultrassom faz micro rupturas que rompem o cristalino com catarata em pedaços que são removidos através da facoemulsificação.
Em seguida é implantado através do corte uma lente intraocular feita exclusivamente para o paciente. Ela agora faz o papel de cristalino e também corrige problemas de visão ao conter graus monofocais e multifocais.
Após a cirurgia, paciente e acompanhante ficam em uma área de recuperação por 15 a 30 minutos, sendo liberado em seguida para ir para casa.
Olá, eu sou o seu médico oftalmologista, Dr. Emerson K. Oyamaguchi, é um prazer te conhecer.
Sou graduado em Medicina pela UFPR, CRM: 16246. Tenho doutorado em oftalmologia pela FMRP – USP. Sou Médico oftalmologista pelo HC UFPRe especialista em Retina Cirúrgica pela FMRP USP.
Fundei o Hospital do Ver, uma Clínica especialista no método Vitrectomia para tratar descolamento de retina, retinopatia diabética, tromboses venosas, hemorragia vítrea, e buraco macular em Maringá
No Hospital do Ver atendo pacientes da rede pública à rede privada há quase 20 anos, e tenho como missão proporcionar atendimento humanizado e de qualidade em oftalmologia, com intuito de promover saúde ocular da população em geral, sem distinção racial ou social no atendimento.
Sua saúde é nossa prioridade.
Entre em contato com nossa equipe e agende já sua consulta.
Quando realizar a cirurgia de Catarata?
A catarata é uma doença sem tratamento clínico, apenas tratamento cirúrgico.
No passado, a cirurgia de catarata era feita apenas quando a parte central do cristalino estava rígida, portanto era necessário esperar que a doença avançasse.
Atualmente, a cirurgia de vitrectomia é uma técnica avançada, pouco invasiva e de resultados eficazes e comprovados, que pode devolver a visão com a substituição do cristalino por uma lente artificial capaz de corrigir os problemas de visão anteriores.
Não espere o agravamento da doença, consulte nossa equipe oftalmologista e marque sua consulta de avaliação.
A catarata pode voltar após a cirurgia?
A cirurgia da catarata é a que mais evoluiu nas últimas décadas.
Neste tipo de cirurgia, é feita a troca do cristalino embaçado pela catarata, por uma lente artificial, que possui vida útil centenária.
Portanto, não existem chances da doença voltar.
As outras doenças oculares que podem prejudicar a visão de maneira semelhante a da catarata são o pterígio, a degeneração da mácula ou o enrijecimento da membrana que suporta a lente intraocular.
Quais os cuidados Pós-operatórios?
No caso de um pós-operatório de catarata, você não deve nunca coçar, massagear ou esfregar os olhos, isso evita contaminações no olho que ainda está sensível.
O uso de óculos escuros por 7 dias é importante, pois ameniza o desconforto visual e ainda evita que os olhos entrem em contato com vento e poeira. Eles devem ser usados mesmo em casa ou em ambientes fechados no primeiro dia, depois somente em ambientes externos.
Assim que chegar em casa: durma um pouco e descanse, deitando do lado oposto ao olho operado.
Evite comer muito, ingerindo alimentos leves e de fácil digestão. Faça o uso dos analgésicos indicados pelo seu médico dentro do intervalo prescrito para amenizar a dor ou desconforto e tome os medicamentos indicados corretamente.
Evite atividades físicas ou de impacto por 15 dias. Dê preferência a repouso nesse período e retorne progressivamente aos seus exercícios.
Caso faça natação ou atividades na piscina, aguarde 30 dias para voltar a nadar e use óculos protetor.
Maquiagem e protetor solar devem esperar 10 dias para retornar a sua rotina de beleza, e só dirija se estiver confiante.
Seguindo corretamente as indicações de seu médico e com esses cuidados, em 7 dias sua visão estará melhor e recuperada.
E sempre converse com seu oftalmologista para se sentir mais confiante antes e depois da cirurgia. Marque alguém que precisa dessas informações.
Sabemos que seu caso é urgente.
Por isso, disponibilizamos um canal de atendimento
online, para agilizar nossa comunicação com você.
Clique no link abaixo:
Hospital do Vitreo e Retina de Maringá
Clínica especialista no método Vitrectomia para tratar descolamento de retina, retinopatia diabética, tromboses venosas, hemorragia vítrea, e buraco macular em Maringá.
Precisa de Ajuda?
Fale com a gente
(044) 3031-1241
Atendimento Whatsapp
(044) 98855-6060
Copyright © Lead Social Media 2022 - Todos os direitos reservados a Lead Social Media LTDA. | Design by @olukasaugusto. CNPJ: 35.899.161/0001-43 Contato: lucas@leadsocialmedia.com.br
Políticas | Termos de Uso
Desenvolvido por: